E-mail:
contato@pantaisports.com.br
Whatsapp:
+55 48 99190-8388

Pantai Sports • A toalha que descomplica | 5 alimentos essenciais para atletas aquáticos
15867
post-template-default,single,single-post,postid-15867,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,columns-3,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

5 alimentos essenciais para atletas aquáticos

5 alimentos essenciais para atletas aquáticos

Os esportistas aquáticos precisam de uma alimentação adequada para um melhor condicionamento físico durante as atividades. Suas necessidades nutricionais merecem atenção, pois o gasto para a sustentação e locomoção do próprio corpo é grande.

Além disso, é preciso ter manutenção do equilíbrio em águas pouco calmas e também na temperatura interna do corpo, exigindo maior energia e reposição de nutrientes. Neste post, listamos 5 alimentos para atletas aquáticos que contribuirão para que você tenha uma melhor performance e uma vida mais saudável. Confira!

1. Batata-doce
Um dos alimentos essenciais para atletas aquáticos, a batata-doce, fornece vitamina C e B6, potássio, magnésio e luteína. Além disso, por ser composta por betacaroteno e alfa, que o corpo converte em vitamina A, auxilia a manter não só o sistema imunológico saudável, mas também os ossos e os olhos. Já seus outros componentes atuam como antioxidantes, limpando radicais livres que, possivelmente, poderiam desenvolver doenças.

2. Açaí
O açaí promove o aumento do nível de energia do corpo. Além disso, melhora a circulação, o que é de suma importância para quem pratica esportes aquáticos. Por conter antioxidantes, ômega 3, 6 e 9, proteínas, ferro, aminoácidos, micronutrientes e fósforo, quando consumido com moderação, proporciona muitos benefícios aos atletas, que vão além do fornecimento de energia.

3. Algas marinhas
Extremamente nutricionais, as algas marinhas são carregadas de fibras e ricas em sódio, cálcio, magnésio e vitaminas. Além de auxiliarem na melhoria das funções cerebrais e físicas, também são indicadas para tratar a obesidade. Um dos seus maiores benefícios é regular e purificar todo o sistema imunológico.

4. Espinafre
Usado na antiga Pérsia para dar força e vigor aos guerreiros, o espinafre, atualmente, é um dos alimentos para atletas mais indicados, inclusive para quem pratica esportes aquáticos. Além de ter uma grande quantidade de proteínas, gorduras e carboidratos, também contém ácidos, melhora a imunidade, auxilia na perda de peso e aumenta o peristaltismo. Contudo, é importante ressaltar que, se você quiser se beneficiar desse vegetal, deve consumi-lo cru, porque, ao passar pelo processo de cozimento, ele tende a perder seus nutrientes.

5. Mamão
Quem pratica esportes aquáticos não pode deixar de se expor ao sol. Por isso, existem alguns alimentos que atuam como “protetor solar”, prevenindo queimaduras e os efeitos da insolação. Um desses alimentos é o mamão. Isso não significa que você vai deixar de passar protetor solar, hein!

Rico em betacaroteno, precursor da vitamina A, é um ótimo antioxidante, que ajuda a manter a pele sempre saudável, além de ajudar a combater os efeitos dos radicais livres causados pela exposição prolongada ao sol e também pelos raios solares indiretos. Além de todos esses benefícios, contém a enzima digestiva papaína, muito utilizada para o tratamento de lesões desportivas.

Além dos alimentos essenciais para atletas aquáticos, você não pode se esquecer da hidratação. Em um esporte de curta duração, por exemplo, somente a água basta. No entanto, em casos de esportes de longa duração, pode ser necessário combiná-la com carboidrato e sais minerais.

E aí, gostou dessas dicas? Tem algum alimento que não pode faltar na sua dieta? Se tiver, conte para a gente!